Médicos associados têm descontos na contratação de seguro de Responsabilidade Civil Profissional

O Sindmed firmou recentemente uma parceria com o Grupo Rosseto Seguros que beneficia os médicos associados ao Sindicato com condições especiais e preços reduzidos em até cerca de  30% na contratação de apólices, destacando o  seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

A Lei brasileira considera  como casos de Responsabilidade Civil Profissional as situações relacionadas a uma atividade de trabalho que possam de alguma forma prejudicar outras pessoas.  E em nenhuma outra atividade os profissionais estão tão expostos quanto aqueles ligados à área da saúde. Isso porque quando se fala em eventuais erros neste segmento, eles são quase sempre motivos de ações judiciais.

O seguro de Responsabilidade Civil  Profissional  oferecido pelo Grupo Rosseto Seguros garante  proteção efetiva ao patrimônio do segurado, cobrindo valores de eventuais indenizações financeiras que ele seja obrigado a pagar. O seguro oferece, inclusive, amparo para cobrir os custos de defesa em ações judiciais decorrentes da prestação de serviços profissionais.

“Todo profissional deve se precaver das consequências que uma ação judicial pode trazer. No entanto, no caso específico dos médicos, eles estão diariamente sujeitos a uma série de situações que podem resultar em processos. Ainda que o paciente tenha uma relação de confiança com seu médico, o mesmo pode não acontecer com um familiar, que poderá a qualquer momento se sentir lesado ou prejudicado, questionando o profissional sobre diversos aspectos, como método de atendimento, tratamento, medicação, decisões, diagnósticos, e ainda a respeito de procedimentos que possam ter levado um paciente a apresentar sequelas - como invalidez, situação de vida precária ou até mesmo óbito”,  esclarece Claudemir Rosseto, diretor do Grupo Rosseto.

Segundo Rosseto, o  custo da apólice é baixo, em relação à ampla cobertura e tranquilidade que o seguro oferece. “Costumo comparar essa modalidade de seguro aos airbags. Você compra um carro com esses acessórios esperando maior proteção em casos de acidentes, mas na verdade espera que eles nunca precisem ser usados. Com o seguro de responsabilidade civil acontece a mesma coisa: é uma precaução que pode, e deve ser tomada, mas o ideal é que não seja necessário usá-lo”, observa.

Vantagens para os médicos

O presidente do Sindmed, Wilson Torres e Souza, esclarece que para contratar os  seguros oferecidos com condições e preços diferenciados pelo Grupo Rosseto, o médico necessariamente precisa ser associado do Sindicato, o que  envolve a assinatura de ficha de adesão e pagamento da contribuição social anual. Neste ano de 2019, o valor da contribuição foi de apenas R$ 300,00.

“Estamos falando de um custo muito acessível para associação ao Sindicato sendo que,  ao mesmo tempo que o profissional fortalece sua classe, pode ainda usufruir de condições exclusivas e muito vantajosas em relação à média dos preços dos seguros praticada no mercado”, avalia Torres.

Os médicos interessados podem solicitar uma cotação on-line dos seguros oferecidos pelo site  http://www.sindmed.com.br/beneficios/ ou acessando o site e clicando na aba “seguros”.